quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Psicomotricidade


A Psicomotricidade insere-se em todas as etapas da vida, na relação de aquisição de conhecimentos nos seres humanos. A intervenção psicomotora elaborada, organizada e pautada em objetivos pedagógicos promove um desenvolvimento nas múltiplas inteligências e na capacidade de empregá-las eficazmente. 

O trabalho psicomotor, principalmente no período pré-escolar, é fundamental para o desenvolvimento da criança e sua  saúde física, mental e social. Incide sobremaneira na cognição, processos de estruturação mental, o reconhecimento de suas estruturas físicas, a percepção de si mesma e sua relação com o meio através de seu corpo e sua capacidade de expressar-se. 
Também trabalha sobre os movimentos globais e finos e sua relação com a plasticidade escrita e artística na relação afetiva e sua expressividade em atividades, brincadeiras e jogos que se aplicados segundo o interesse da criança são ferramentas importantes na assimilação de experiências que se tornam referências para o resto da vida. Também é importante ressaltar que no processo de recuperação de percepções corporais, de habilidades expressivas, de recuperação autoconceitual,  equilibração psicossocial, relações interpessoais dentre outras necessidades, a Psicomotricidade pode ajudar o jovem, adulto e idoso segundo suas capacidades potencializando-os para lidar melhor com a preparação para aprendizagens diversas.

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