Código de Ética


Código de Ética e Competências da
Global Coaching Community

A Global Coaching Community desenvolveu uma definição e filosofia de coaching, assim como um conjunto de padrões éticos e de qualidade em que todos membros comprometem-se em manter.


Tanto os coaches quanto o público devem estar informados sobre estes códigos e processos estabelecidos e dos altos padrões que os coaches profissionais membros da GCC comprometem-se a manter.



Código de Ética


O código de ética e competências da Global Coaching Community tem por finalidade estabelecer os parâmetros da dimensão ética e técnica, de forma a garantir, no desempenho profissional de profissionais coaches, o comprometimento com o resultado e necessidades do cliente.


O presente código de ética é um instrumento regulador do exercício da profissão de coach, Define-se como um instrumento do exercício da profissão. O profissional coach, membro associado a Global Coaching Community é adepto a este código de ética. O profissional coach age na promoção de mudanças, portanto, deve assumir compromisso ético.


Segue abaixo as diretrizes do código de ética da Global Coaching Community
  1. Buscar o bem comum e contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento saudável das pessoas e da sociedade, com serviços de qualidade. 
  2. Vivenciar a profissão de maneira ecológica e saudável, promovendo qualidade de vida e resultados positivos. 
  3. Respeitar as Afirmações Universais de Direitos Humanos, que conceituam a proteção do ser humano no contexto das relações entre indivíduo e a sociedade. 
  4. Utilizar procedimentos que despertem realizações pessoas e resultados positivos, promovendo a qualidade de vida humana e a felicidade. 
  5. Utilizar somente procedimentos competentes a classe de coach profissional. 
  6. Respeitar a individualidade, valores e crenças. 
  7. Suspender todo e qualquer julgamento moral, religioso ou de valores para com os clientes. 
  8. Sugerir outras abordagens profissionais para solução de problemas específicos não competentes ao profissional coach. 
  9. Manter o sigilo e a confidencialidade. Toda informação obtida em processos de coaching são de posse do cliente e que para ser utilizada se faz indispensável o consentimento do mesmo. 
  10. Buscar o desenvolvimento contínuo, a constante atualização profissional e evolução pessoal. 


Código de Competências


O código de competências em coaching foi desenvolvido pela Global Coaching Community para possibilitar a maior compreensão sobre as habilidades e abordagens usadas atualmente na profissão. Esse código também tem como finalidade servir como apoio e diretriz para os treinamentos CCT – Certified Coaching Training para equilibrar o nível dos treinamentos ao redor do mundo.

Segue abaixo as competências fundamentais para um coach da Global Coaching Community

  1. Seguir os padrões éticos da Global Coaching Community 
  2. Estabelecer o contrato de coaching 
  3. Criar segurança e confiança 
  4. Viver o aqui e agora 
  5. Não julgar 
  6. Escutar ativamente 
  7. Fazer perguntas poderosas 
  8. Realizar feedback construtivo e realista 
  9. Planejar e estabelecer metas 
  10. Gerar consciência, sensibilização e ação 
  11. Orientar e sugerir tarefas 
  12. Mensurar mensurar resultados 


Definições de Coaching


“Coaching é a parceria entre coach (profissional) e cliente (coachee) onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente.”


“Coaching é um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.”


“Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.”






Nenhum comentário:

Postar um comentário